Artigos

Não acredite no hype da indústria 4.0

O termo, indústria 4.0, fornece aos profissionais de engenharia uma estrutura para…


O termo, indústria 4.0, fornece aos profissionais de engenharia uma estrutura para reposicionar algumas tecnologias que estão ficando obsoletas, enquanto a verdadeira transformação ainda está para acontecer. Primeiro por uma barreira cultural lenta e segundo pelo nível de prontidão de conectividade ainda demandar outros “primeiros passos” para descobrir se sua fábrica está pronta.

As discussões em torno da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, começaram há nove ou dez anos. O pensamento inicial em torno da Indústria 4.0 é baseado na automação completa de instalações de manufatura usando grandes quantidades de dados, robótica, IA e aprendizado de máquina.

Infelizmente, existem alguns problemas com essa visão atual da Indústria 4.0.

Primeiro, as conversas estão sendo conduzidas por departamentos de marketing ou de inovação para fornecer uma nova visão dos recursos atuais em torno da IoT: sensores inteligentes, nuvem, realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial. Pasme, nenhum deles é novo. As raízes da IoT remontam em 1982 e a famosa nuvem começou a ganhar força no início dos anos noventa.

Além disso, o investimento em projetos de inovação forçados por uma diretriz top down sem o entendimento do contexto de chão de fábrica ou sem critérios de priorização de demandas reais, tem sido forçada pela imagem corporativa e marketing almejada. Resultado, são projetos sem sustentabilidade econômica ou retorno sobre o investimento.

Hoje, a Indústria 4.0 fornece aos profissionais de engenharia uma estrutura para posicionar algumas tecnologias que estão se tornando um pouco difundidas como tendo um propósito novo ou diferente na fabricação. Mais importante ainda, cada uma dessas tecnologias gerou instantaneamente modelos de negócios novos e criativos. Essa é a parte da revolução.

Por que você não deveria acreditar no hype atual? O que está acontecendo hoje não é a Indústria 4.0. É uma série de sequências da atual Revolução Digital, que começou na década de cinquenta.

Isso de forma alguma sugere aos fabricantes para não usarem novas tecnologias para um ganho tremendo. É para isto que elas servem. A robótica criou níveis de automação sem precedentes: a IoT e os sensores inteligentes medindo sensores de aquecimento e resfriamento a cada 50 milissegundos resultaram em economias substanciais de custos no chão de fábrica.

É aqui que se encontra o cenário atual, aplica-se mudanças incrementais ao longo do tempo usando tecnologias existentes para melhorar o processo, aumentar a qualidade e reduzir custos. A Revolução Digital ainda está em curso.

Grandes quantidades de dados nas modernas instalações de manufatura fluem rapidamente e, por meio de um painel, podem parecer uma única unidade coesa. Você sabe que este não é o caso. Apesar dos avanços, todos os sensores, IA, automação e fabricação de robótica são isolados. Os dados dos sensores precisam ser movidos para um sistema diferente para serem analisados, com os resultados geralmente exigindo uma revisão manual antes de serem realimentados em um sistema diferente. Não, não é mais um MES ou sistemas ERP, estamos falando de sistemas integrados em uma única plataforma escalável dedicada a gerar análises avançadas que sua operação dependeria de equipes para sustentar uma arquitetura robusta de dados. Lembre-se, o foco da sua operação é fabricar o produto manufaturado com eficácia.

A capacidade de analisar instantaneamente grandes quantidades de dados conectará pontos em toda a cadeia de valor da manufatura, dos fornecedores aos consumidores. Os dados sobre como, quando, onde e por que um produto é consumido reverberam em todas as partes da cadeia de valor. Isso influenciará todas as decisões em todas as partes do processo de fabricação, na maioria das vezes automaticamente.

O que não temos é a comunicação clara de problemas específicos do chão de fábrica para o projeto de inovação. Estamos à beira de um progresso que ainda precisamos imaginar resolvê-lo de forma pontual e não por vitrine. Quando o fizermos, saberemos que a Indústria 4.0 chegou.

Converse com quem possua prática em projetos 4.0

[nectar_btn size=”jumbo” button_style=”see-through-2″ hover_color_override=”#0c6591″ hover_text_color_override=”#ffffff” icon_family=”none” text=”Solicite uma Demo” url=”https://craveindustry.com/solicite-demo/”]

Similar posts

Insights de excelência para fábricas no seu e-mail

Novas tendências e insights da equipe de tecnólogos, especialistas em manufatura e empreendedores que, acima de tudo, estão focados em descobertas para tornar as fábricas — e o mundo — continuamente melhores.