Visibilidade de OEE 

Casos de Uso

A ferramenta Visibilidade de OEE permite que você visualize os principais indicadores de desempenho (KPIs), incluindo OEE, os componentes do OEE (Disponibilidade, Desempenho e Qualidade) e outros modelos, como Tempos de Inatividade e Defeitos.

Esses KPIs são construídos a partir de dados de nível de máquina e de sistema e são calculados de maneira consistente para todas as instalações que alimentam dados na Crave Platform.

Isso oferece à sua organização um método padronizado para comparar o desempenho e outros KPIs em suas máquinas, linhas e instalações.

Especificações

A ferramenta Visibilidade de OEE foi projetada para construir rapidamente gráficos e visualizações do OEE e seus componentes e KPIs relacionados.

Ela pode ajudá-lo a identificar tendências em OEE, comparar o OEE em máquinas, turnos e locais de fábrica e identificar as principais causas de paradas e defeitos.

Como usar uma Visibilidade de OEE

Para usar a visibilidade OEE:

Na guia Análise, em Exploração de dados, selecione Dados x Dimensão ou Dados x Tempo Contínuo, clique em Base KPI.

Na tela principal da Visibilidade de OEE, selecione suas opções à esquerda.

As opções de Visibilidade de OEE incluem:

Modelo: você pode analisar apenas os ciclos de um ativo específico (ou seja, máquina).

Ciclos: examine a correlação entre dois parâmetros no mesmo ativo ou tipo de ativo.

1. Intervalo relativo: você pode definir um intervalo de datas de pontos de dados para analisar os ativos selecionados. Por exemplo, relativizar em ano/mês/dia. Esta opção estabelece os limites para os dados quase em tempo real que farão parte da sua análise. Selecione entre os prazos relativos ou absolutos.

2. Intervalo específico: você pode definir o tamanho do intervalo de tempo ou uma data específicas para analisar os ativos selecionados.

3. Ativos: você pode selecionar ativos para monitorar. Por exemplo, para realizar uma análise de Ciclos, você precisa selecionar um ativo (ou vários ativos do mesmo tipo) para analisar. Você pode selecionar 2 máquinas específicas. Se você estiver usando o modelo de peças, você precisa selecionar um tipo de peça.

4. e 5. Campos de variáveis: você pode selecionar os parâmetros específicos de interesse. Não há limite para o número de parâmetros que você possa selecionar.

Eixo Y: você pode selecionar o KPI que deseja exibir no eixo Y.
Eixo X: você pode definir o eixo X em seu gráfico. As opções disponíveis dependerão da seleção do eixo Y.

6. Tempo de agregação: você pode agregar o KPI por mês, semana ou dia.

7. Estratificação: você pode selecionar uma estratificação. Você pode introduzir uma terceira dimensão, classificando a relação entre os pontos de dados em cores diferentes para esse terceiro parâmetro. Isso permite determinar se este terceiro parâmetro tem uma relação com seus parâmetros selecionados anteriormente. Por exemplo, você pode selecionar a estratificação por turno para acompanhar o desempenho do OEE entre turnos ou máquinas.

8. Buscar: clique neste botão para gerar seu gráfico.

Limpar: você pode desfazer o efeito de preenchimento dos campos e iniciar uma nova análise.
Para obter mais informações, consulte a documentação de Opções Comuns a todas as ferramentas de análise.

Saída da ferramenta

(a) KPI x Dimensão

(b) KPI x Tempo Contínuo

A ferramenta exibirá os KPIs conforme seleção já calculados de maneira consistente para todas as instalações que alimentam dados na Crave Platform.

Isso fornece à organização um método padronizado para comparar o desempenho e outros KPIs em suas máquinas, linhas e instalações.

O principal benefício para o usuário é ajudá-lo a identificar tendências do OEE, comparar o OEE entre máquinas, turnos e locais de fábrica, além de analisar as principais causas de paradas e defeitos.