blog

MES e PIMS não são Plataforma Analytics: Uma comparação rápida

Escrito por Lucas Faria | Oct 6, 2021 4:18:29 PM

Atualmente, dados e soluções de analytics são temas frequentes em praticamente todos os setores de manufatura. Empresas de uma variedade de segmentos – de metais a papel e celulose – estão trabalhando em determinar a maneira mais estratégica e atrativa financeiramente para impulsionar o enorme volume de dados sendo gerados ao longo de fábricas. Com numerosos sistemas e redes, incluindo o Plant Information Management System (PIMS) e o Manufacturing Execution Systems (MES), operando ao longo da planta, administrando operações produtivas, armazenando milhares de séries temporais e executando tarefas cruciais, você talvez assuma que já tem as ferramentas necessárias para interpretar e analisar dados de produção. Porém, enquanto MES e PIMS são aplicações incrivelmente valiosas e fundamentais, faltam-lhe o escopo e a tecnologia analítica integrada de uma plataforma de dados para manufatura.

Então, como elas se diferem? Segue abaixo uma rápida comparação segmentada em 5 tópicos.

1) Capacidade de Integração de Dados

MES e PIMS

Uma aplicação MES controla diversas funções na cadeia produtiva, incluindo capacidade de produção, programação, gerenciamento de qualidade e monitoramento. Enquanto um sistema PIMS integra e armazena uma quantidade massiva de dados que estão sendo gerados pelos equipamentos de automação como: PLCs, SCADAs e DCSs. Dados de um MES ou de um PIMS, analisados separadamente, somente lhe dará insigths segregados de uma pequena fração de sua fábrica.

Plataforma de Dados e Analytics

Uma plataforma de dados fornece uma visão holística das atividades ao longo da fábrica inteira. Plataforma de dados pode integrar dados de uma variedade de sistemas e redes, incluindo ERPs, SCADA, PLCs, OPCs e também o PIMS e o MES. Coletando dados de diferentes fontes e direcionando-os em modelos de dados específicos, a plataforma pode desvendar relações e tendências em todos os dados disponíveis, ao invés de apenas um sistema específico.

2) Capacidade de Manipular Grandes Volumes de Dados

MES e PIMS

A função principal de uma aplicação MES é controlar e gerenciar o processo produtivo. Enquanto a função principal de um sistema PIMS é armazenar séries temporais de sensores, máquinas e processos. Enquanto um MES pode rastrear e armazenas dados, ele não foi necessariamente construído para suportar a massa de dados de suas máquinas e processos, que são então armazenado no sistema PIMS. Já o sistema PIMS, não possui recursos de manipulação de dados ETL (Extract, Transform and Load), assim, armazena grandes volumes de dados de séries temporais sem contextos fundamentais para uma análise de valor.

Plataforma de Dados e Analytics

Plataforma de dados e analytics é construída para suportar volumes massivos de dados produzidos pela sua planta. Além de uma plataforma coletar milhares de Tags de seu sistema PIMS e integrar dados do sistema MES, ela também suporta diversos outras integrações comuns e necessárias em uma fábrica, como é o caso do ERP. Com acesso a dados integrados de diversos sistemas, colaboradores podem obter melhor visibilidade do que está acontecendo exatamente ao longo do processo produtivo.

3) Analytics Detalhado

MES e PIMS

Aplicações MES e PIMS produzem uma quantidade relevante de dados de programação, qualidade, produção e séries temporais de equipamentos de campo. Porém apenas algumas poucas, oferecem recursos necessários para integrar modelos de dados e desenhar insights significativos que podem ser utilizados para otimizar operações e finalmente aumentar lucratividade.

Plataforma de Dados e Analytics

Um dos principais benefícios de possuir uma plataforma de analytics dedicada a manufatura é a habilidade de coletar, consolidar e analisar grandes volumes de dados. Isso permite não apenas identificar tendências, correlações, e anomalias com dados em tempo real, mas também também analisar dados históricos para investigações e análises futuras. Por fim, a plataforma apresenta dados em um formato que é fácil para o entendimento, permitindo que usuários descubram relações e busquem inovar.

4) Identificação de Causa Raiz

MES e PIMS

Enquanto uma aplicação MES permite rastrear processos de produção, elas tipicamente não integram dados e sistemas suficientes para identificar causa raiz de um desafio relevante de produção. Por exemplo, quando um evento indesejável de qualidade ocorre, um MES consegue rastrear quais lotes foram afetados, mas sem dados granulares de sensores e máquinas armazenados no sistema PIMS, a aplicação MES não consegue identificar imediatamente o que exatamente esta causando o evento indesejável.

Plataforma de Dados e Analytics

Devido a uma solução de analytics coletar e consolidar uma quantidade enorme de dados complexos, ela consegue utilizar desta informação para rapidamente chamar atenção para eventos indesejáveis de qualidade, refugo e produção. Com monitoramento em tempo real, um analytics dedicado pode identificar, muitas vezes predizer, exatamente o que esta causando um evento em particular, independente se esse evento for na linha, máquina, produto ou processo relacionado, resultando em aumento de performance nas operações.

5) Rastreabilidade de Tendências e Previsibilidade

MES e PIMS

Devido ao MES controlar uma grande parte da cadeia de produção, e ao PIMS armazenar milhares de dados de sensores e máquinas, eles conseguem rastrear uma boa quantidade de informação sobre status de produção e séries temporais de equipamentos de campo. Entretanto MES e PIMS conseguem apenas fornecer insights sobre o que já aconteceu na cadeia produtiva. Eles não foram construídos para rastrear tendências, e predizer o que pode acontecer no futuro.

Plataforma de Dados e Analytics

Utilizando a massa de dados de diversos sistemas ao longo da fábrica, uma plataforma de analytics pode monitorar em tempo real padrões e tendências para predizer quando eventos indesejáveis podem tender a acontecer. Estando um degrau a frente de suas linhas, máquinas e processos, você consegue limitar os eventos indesejáveis de qualidade, refugo e até paradas, resultando em uma fábrica mais produtiva e confiável.

Quando olhamos por cima, realmente nos parece que MES e PIMS podem preencher as necessidades de analytics para o processo de manufatura. Esses software não possuem diversos recursos chaves que fornecem uma visão completa do que esta acontecendo no chão de fábrica.

Segue material complementar, de autoria do Prof. Ricardo J Rabelo, da Universidade Federal de Santa Catarina, que aborda no detalhe as características do sistema MES e PIMS. Acesse aqui.

Para mais detalhes em como uma plataforma de dados e analytics para manufatura pode aumentar eficiência, lucratividade e sustentabilidade, convido você a dar uma olhada no website da Crave Industry: https://craveindustry.com.